Governo quer aumentar faixa de isenção do Imposto de Renda

Um projeto antigo que já está sendo pensando pelo Governo Federal há algum tempo, se trata de mudanças efetivas no imposto de renda, ou seja, uma reforma, a qual, além de aumentar a faixa de isenção desse tributo, fazendo com que mais pessoas tenha acesso a isenção desse tributo, também aumente o quanto é cobrada das pessoas que mais recebem.

Ou seja, mexeria nas duas pontas do sistema, fazendo com que que tem menos condições deixe que pagar esse tributo ao mesmo tempo que taxa em quantia maiores, aquelas pessoas que recebem muito dinheiro durante o ano, dando um equilíbrio maior ao imposto de renda.

Receita Fazenda Imposto de renda
Receita Fazenda Imposto de renda

Proposta feita ainda na gestão da Dilma Rousseff

Por isso, que a ex presidente Dilma Rousseff já tinha mandado para o Congresso Federal uma proposta de reforma em cima desse tributo, criando uma nova faixa de cobrança de renda, a qual, passaria a arcar com uma alíquota ainda maior nessa cobrança, ao mesmo tempo que determinava que quem ganha até 2500 reais ficasse isento do irpf-2018.

Essa nova medida não foi aceita pelo Senado, ficando restrita apenas um pequeno aumento na faixa das pessoas isentas ao pagamento desse tributo, indo até as pessoas que ganham uma média de 1900 reais mensais.

Projeto está em discussão

Além de dar um equilíbrio maior para o sistema de arrecadação do imposto de renda, o qual, já está sendo discutido há anos no Congresso, essa medida tomada pelo Governo Temer, de querer aumentar a faixa de isenção do imposto de renda também tem um claro componente político, fazendo com que esse aumento também o faça ficar mais popular.

Por isso essa medida deve ser discutida rapidamente, podendo ser aprovada ainda no ano de 2017, para ser aplicada já em 2018, fazendo com que um maior número de pessoa tenha acesso a essa isenção do imposto de renda.

O Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou que está nos planos do Governo o aumento dessa faixa de restituição do imposto de renda 2017-2018, porém, ainda estão sendo discutidos quais os valores que serão aplicados para essa faixa, fazendo com que o maior número de pessoas possa ficar isento do pagamento desse tributo.

Além disso, o Governo também está deliberando o quanto irá cobrar de alíquota para as pessoas que ganham acima de 20 mil reais mensais. O Ministro da Fazenda, já declarou uma intenção de que pessoas com esse poder aquisitivo tenham que arcar com até 35% em cima dos seus rendimentos, algo parecido com que acontece em alguns países da Europa.

Como esse projeto ainda está sendo discutido pelo poder Executivo e ainda vai passar tanto pelo Senado, como também pela Câmara, esses valores tratados podem ser alterados, mas que deve existir uma mudança em breve nas regras do imposto de renda nenhum membro do Governo nega, seja criando uma nova alíquota de cobrança, ou ainda com uma maior faixa de isenção para quem tem um rendimento baixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posted by: projecaoconcursos on Category: Uncategorized